sexta-feira, 23 de junho de 2023

agora tenho um norte, para onde seguir...

 FINALMENTE!!!  

DESCOBRI que era carburação. 

Mexi muito onde não devia e o problema estava na carburação, nessa moto eu já apanhei muito por conta de carburação, começou com problemas em baixa, a marcha lenta sempre oscilava muito, e tinha um problema chato ao usar o freio-motor, exemplo: em uma ladeira você vai reduzindo a moto e ao parar, a moto simplesmente apaga. isso foi resolvido trocando o coletor de admissão, detalhe que mesmo comprando novo ele não vem com bom acabamento, tive que dar uma "plainada " com uma lixa de metal apoiado em um vidro e com movimentos circulares deu pra acertar a base que vai apoiada no cabeçote.

Tive que acertar também a entrada de ar do coletor na lixa, você encaixa o coletor na moto, e vai acertando a rebarba do coletor e cabeçote, a mesma coisa do lado do carburador, ir acertando o encaixe interior do coletor n o carburador, pra fazer essa tarefa eu usei lixa enrolada em um cabo de vassoura, teve partes que tive que fazer naquelas micro retifica, um negocio que parece uma mini furadeira mas com rotação bem maior. É foda pagar por um negocio novo, que foi feito para sua moto e mesmo assim tem que recorrer a esses artifícios para ficar melhor, muitas coisas nessa moto são assim, PLUG'PLAY só que não.

O carburador original da XR200  possui um mecanismo que não sei ao certo, mas no manual está descrito como válvula compensadora de ar,  é esse da imagem abaixo : 

Assisti alguns vídeos a respeito e também estudei esse mecanismo, pelo que entendi,  quando há um grande vácuo entre o carburador e a entrada de mistura lá pela admissão, esse vácuo consegue mover essa mola aí de cima , que libera esse diafragma para deixar passar um pouco de combustível quando é usado o freio-motor, para não ocorrer estouros no escapamento ao usar o freio-motor. creio que recorreram a isso porque o carburador da xr200 o Venturi é maior comparado aos carburadores de cg. Observe a medição de um venture de um carburador de dg: 

O carburador de cg não vem com esse mecanismo, os carburadores de cg 150 já possui esse mecanismo também.
 
Minha moto veio com um carburador paralelo e sempre tive problemas com ele, então resolvi comprar um carburador bom, mas não o original por ser muito caro. minha moto paguei 3000 reais na época, e gastar com um carburador quase 1000 reais é muito pesado. então resolvi escolher um carburador de uma marca  confiava, comprei um SCUD por cerca de 400 reais, na época comprei  em uma loja do quarteirão da general Osório no centro de SP, foi uma bela bica que tomei porque ao consultar preços na internet eu descobri que paguei mais de 100 reais mais caro, serviu de lição, tem coisas que e melhor comprar pela internet mesmo, ja foi o tempo de pagar peças baratas naquele lugar, ainda tem coisas baratas mas eles só estão vendendo o que tem demanda de venda, ou coisas que dão lucro. Tenho certeza que eles fazem algum tipo de parceria com uma empresa que vende coisas mais ou menos para ter um bom lucro. exemplo: baterias, se você ir lá querendo uma bateria de qualidade excelente como Heliar, por exemplo, esqueça . uma porque nem tem, outra porque o vendedor irpa fazer sua cabeça dizendo que essa daqui vende muito e não da problema com valor praticamente igual a de uma de qualidade superior, aí aquela bateria irá durar cerca de um ano no máximo, sendo que uma heliar ou uma de qualidade ira durar 4, 5, 6 anos...   
Voltando ao assunto, peguei esse carburador, o negócio veio com o apoio do cabo de aço de acelerador e retorno da imagem abaixo :


Veio com isso com problema em um dos pontos de solda , tive que eu mesmo soldar pra ficar fixo.. 
No final das contas eu fiquei decepcionado com esse carburador, fucei também nesse, e fiquei lembrando da minha cg antiga que tinha um carburador tão simples e não tinha problemas, principalmente com a lenta ... 

Pensei tanto nisso que acabei comprando um carburador de cg pra usar na xr200. dessa vez comprei um origina. Chegou rápido, pensei que tivesse comprado o da cg 150 com esse mesmo diagragma que tem no da XR,  mas o que comprei era aquele da versão mais simples mesmo, sem diafragma, comprei em julho de 2022 e estou consultando agora (junho 2023) e olha só o valor (o vendedor é o mesmo)

Na época paguei cerca de 340 reais, em menos de um ano... AVIMARIA..
A única coisa que fiz foi pegar o carburador antigo, abrir e pegar o gliceur de alta e colocar neste carburador.
Ainda assim ficou um pouco pobre a mistura (falta de combustível) .
No manual da xr diz que o numero do gliceur de alta é 125, pena que no carburador da scud veio sem numeração, mas provável ser um 125 mesmo, comprei o numero 128 da xlx 350 e como é um valor muito pequeno deduzi que iria ser imperceptível a diferença, pois nesse carburador , como o diafragma é menor e passa menos ar, aumentar o  gliceur fez com que a moto engasgar terrivelmente, para corrigir tive que usar uma técnica antiga de colocar fiapos de fio de cobre na ponta do gliceur conforme imagem abaixo :


Não dá pra observar, mas tem dois fiapos de cobre enrolados na base da flauta e indo direto para a boca do furo do gliceur, vi uma vez um cara no youtube um cara falando de motos de dois tempos , sobre ponto de ignição e esses " ajustes técnicos " de fiapos de fio de cobre em gliceur de alta de carburadores 

Senti confiança de fazer, já comprei um kit de gliceur do AliExpress, então por hora será isso. 

Pon enquanto , vou fazer meus corres ... 


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