segunda-feira, 19 de junho de 2023

 A novela de ter uma moto antiga

Essa postagem é para futuramente ajudar as pessoas que querem aprender algo sobre manutenção de motos, ou  tem uma moto e deseja fuçar ou já estão até o pescoço nessa enrascada. (quanto estou diante de um problema que demoro a resolver fico assim pessimista 😢) é também para aprender, caso tenha alguma luz fique à-vontade para comentar.


 Recentemente decidi que chegou a hora de dar uma ajeitada em minha moto, muitos vazamentos de óleo e outros pequenos detalhes, mas vem a empolgação, e a ideia de " poxa, vc já vai abrir, ajeita logo o que der." então foi cabeçote novo, válvulas, corrente de comando, retentores de válvulas , kit de juntas do motor, kit cilindro + pistão, e uma infinidade de cacareco que só se encontra no mercado livre , e tem aquela ideia de 'pega mais alguns cacarecos dessa loja pra  ganhar frete grátis' ...

    chegou tudo que precisava pra começar, desmonta tudo naquela pressa .. se terminar hoje amanha já posso até ir trabalhar - nessas ideias eu já me arrombei mais de uma vez - 

a algum tempo atrás vi um vídeo de um cara que dizia que uma das melhores coisas que voçe pode fazer nesse tipo de motor é colocar o pistão da bros OHC, ele dizia que o motor da minha moto  era um projeto antigo, e que deram uma melhorada nesse motor da BROS, porque a taxa de compressão fica mais elevada, melhora em todos os aspectos, e dizia que ele já fez isso em uma porrada de motos , que é mecânico e faz isso direto... 


Me convenceu, fui lá e mandei retificar um cilindro , e pedi o tal do pistão da bros... o cara da retifica me perguntou que moto que era aquele cilindro e então respondi que era de uma XR200, mas que eu iria colocar o pistão da bros OHC. Ele não recomendou, mas eu insisti e acabei levando .

Montei tudo, funcionei o motor, e fui testar. 

A moto não tinha mais desempenho em rotações médias e altas, uma coisa curiosa é que ao acelerar a moto parada em ponto morto o motor sobe de giro normalmente, mas ao andar, ao exigir potência em uma arrancada rápida, ou uma ladeira por mais pouco íngreme que seja voce sente a moto como se estivesse acabando o combustível, ficou péssimo. então fiquei pensando,... se fiz algo errado, testei   ajustes no carburador enriquecendo e empobrecendo a mistura do gliceur de alta, porque em baixas rotações não tinha mudanças,. 


Nada parecia funcionar, então pensei, a bros OHC realmente tem esse mesmo motor, porque ela não falha e a minha falha? minha primeira convicção foi a taxa de compressão, foi a única coisa que se alterou com aquele pistão cabeçudo, então imaginei se eu colocar o CDI  da BROS OHC  eu iria resolver isso, porque o mapa que contem as curvas dos pontos de rotação e ignição certamente são diferentes, então resolvi pesquisar mais sobre esse motor da BROS OHC, pra ver se tinha mais algum detalhe. não lembro como mas em minhas pesquisas vi que o volante magneto dessa moto possui dois ressaltos, LASCOU eu pensei...





 pesquisei sobre o estator dessa moto e vi pelas fotos de sites de venda que os enrolamentos da bobina não possuía aquelas duas cabeças responsáveis por alimentar o CDI:




 a BROS OHC tem um sistema de ignição diferente, um pouco mais moderno chamado TCI  que é alimentado pelos 12 v da bateria.



 LASCOU DE VEZ, por mim eu atualizaria tudo na minha moto, colocaria até injeção eletrônica, ( é possível , mas na minha condição financeira não é viável.) nas condições financeiras que estou eu não consigo nem colocar um TCI pra atualizar o sistema de ignição ... vou ter que dar outro jeito.

Então para continuar usando meu cilindro e pistão recém comprados eu decidi alterar o pinto de ignição tirando aquela chaveta do pino do virabrequim e alterando a posição do ponto "T"

Dessa forma consegui fazer o motor funcionar naquela ocasião.

 

 O cabeçote da minha moto possui os seguintes detalhes que aparecem em qualquer moto com 25 anos, os parafusos que seguram o escapamentos estavam espanados, já com parafusos de medidas bem superiores, os assentamentos dos rolamentos do comando estavam gastos, e o comando ficava sambando , favorecendo a movimentação do comando e consequentemente o desalinhamento da corrente de comando, aí pode quebrar e acontecer uma desgraceira generalizada. O buraco da tampa do OHC está ovalizado, acontece quando agente passa uma lixa na tampa do cabeçote e o próprio cabeçote pra limpar e ficar nivelado, 



Você resolve um problema e cria outros ... e vazando óleo, parafusos espanados com medidas enormes , e tinha acompanhado valores :  novo original :  R$ 1.000,00 . paralelo R$: 500,00  pensei... poxa, o cabeçote é basicamente uma massa de alumínio  vou comprar e se for uma coisa toda cagada eu devolver. 

Eis que chegou, eu fiz até um vídeo : https://youtu.be/JmjNNPrGymw 

E gostei do que vi, na verdade superou minhas expectativas visualmente falando.

Montei tudo, demorei uns 3 dias porque decidi fazer bem feito, válvulas bem assentadas , agora é so testar.

Ficou muito ruim, com aquele mesmo sintoma de falha ao acelerar , exatamente igual quando eu coloquei o pistão cabeçudo, a moto falha ao aumentar a rotação de média pra alta, e só andando, se colocar ela no neutro e acelerar não se nota nada de anormal. 

Pensei... pensei... o ponto já está avançado porque estou com o pistão da bros e agora está com os mesmo sintomas, o que eu faço? 

Imaginei que a compressão deveria ter aumentado mais ainda com cabeçote novo, então avancei, atrasei deixei no ponto original ( detalhe que a cada teste tive que abrir aquela parte esquerda do motor, prender o magneto com aquela ferramenta de segurar magneto, saquei o magneto reposicionei), até esgotar minhas possibilidades de ponto.


Pensei... pensei... cara, vou tirar esse pistão porque a compressão deve estar tão alta que não consigo colocar no ponto, ou passaria ela logo pra álcool , mas eu só posso ir até onde minha situação financeira deixar, decidi colocar de volta o kit anterior de  pistão meia vida com cilindro. 

montei tudo limpei a casa e pensei AGORA VAI, NAO TEM ERRO AGORA, liguei , testei e pra minha surpresa e descontentamento ficou exatamente do mesmo jeito , que tristeza cara, o que poderia ser? resolvi checar alto relacionado a elétrica, inspecionei vela, bobina do cdi, bobina de pulso, achei ate detalhes nos conectores do chicote para reparar,... CONTINUA... 

Nenhum comentário: