terça-feira, 20 de junho de 2023

 Bem, voltei do serviço com a moto pipocando, mas foi mais fácil voltar do que ir, por conta do transito intenso não tem como desenvolver velocidade, já na ída há percursos que dá pra fazer e pegar pequenos trechos de rodovia que estão livres, e aí o problema e o perigo se acentua, porque a moto literalmente pipoca em medias e altas rotações. 

cheguei em casa, pensei sobre o problema, e julguei não ser possível ser o cabeçote novo, pensei em carburação, e realmente mexi no carburador, notei ao desmontar que a vela e a válvula de escape e ponta da vela estava esbranquiçada, característica de falta de combustível , mistura pobre. usava o glicê numero 125. 

Então comecei a pesquisar sobre numeração, de gliçê, vi em anúncios do Mercado Livre , um glicê de numeração especifica mais frete custa relativamente caro, pensei no numero 128, então comecei a pesquisar sobre motos que usam essa numeração de gliceur, me deparei com anuncios da mesma loja que vendia glicê de numeração especifica, dizendo que o numero 128 corresponde a moto xlx350, a antiga "coise de mula "

como eu queria ter uma bitela dessas...

E pensei "poxa, porque uma moto tão grande usa numeração tão baixa de gliceur de alta? " imaginei que fosse pela gasolina de antes que não tinha álcool misturado (agora sei que a mistura começou em 1976 com 20%. hoje já estamos com 27% e pranos para aumentar para 30%)
Então decidi comprar o kit de reparo do carburador dessa moto somente para aproveitar o gliceur de alta, e como kit de reparo é uma coisa mais comum dava pra comprar mais alguns cacarecos da mesma loja. Então, certo de que o glice de alta que eu adquiri era o numero 128 eu abri o carburador e coloquei la.

Tinha até impresso em letras minúsculas a numeração do gliceur, mas estava tão pequeno que não enxerguei (a idade vem meu amigo) e também a pressa de ver tudo montado pra mim andar logo e ir ver minha mulher e filho... 

Montei tudo... pois ali que deveria estar a causa de todos os males, porque fazendo algumas pesquisas mais minuciosas, descobri que há kits com numeração 138 (creio que seja mais adequada pelo porte do motor)

Então provavelmente estou com esse gliceur dando excesso, e essas características do meu problema são mesmo de mistura muito rica.  hoje vou descobrir 





Nenhum comentário: